Assim como os outros filtros de óleo e ar do motor, os filtros de cabine (ou antipólen) também são essenciais para garantir a saúde do motorista e passageiros do carro. Este filtro tem a missão de garantir um bom funcionamento do ar-condicionado, purificando o ar, eliminando poeira, pólen, fuligem e outros poluentes, que são grandes causadores de problemas de saúde, principalmente para pessoas com alergias e asma.
Infelizmente, este filtro é ignorado pela maioria dos motoristas, e a falta das devidas atenções resulta em um ar com má qualidade, deixando o motorista e passageiros cansados e com olhos e vias respiratórias irritadas.
Por isso, é importante lembrar de que assim como os outros, este filtro também precisa ser trocado. Como regra geral, eles devem ter intervalos de troca de um ano ou a cada 15.000 km percorridos. Janelas embaçadas, cabine abafada e um sistema de condicionamento de ar com defeito, além de cheiros incomuns no automóvel também são sinais de que a substituição é necessária.