A embreagem é responsável por fazer a conexão entre o motor e as rodas do veículo e precisa ser substituída após certo tempo de uso, devido ao desgaste a que está exposta.
É muito importante avaliar as condições de uso da embreagem e prestar atenção para identificar os defeitos, apesar de ser comum ter dúvidas sobre seu funcionamento.
Alguns problemas comuns na embreagem são:
Embreagem deslizando: Um dos principais motivos pra isso acontecer é quando o disco da embreagem não consegue ser freado pelo platô, seja por algum dano ou até mesmo excesso de resíduos, como graxa ou óleo. Uma forma de identifica-lo é quando você solta o pedal e a embreagem continua acionada.
Embreagem travando: Quando a embreagem trava ou não engata, além de colocar em risco a segurança do motorista ela aumenta cada vez mais os danos ao kit embreagem, podendo danificar outras peças.
Embreagem com pedal rígido: O mais comum nesse caso é que o problema esteja no cabo da embreagem. O desgaste e a falta de lubrificação são os principais causadores da quebra dessa peça.
Embreagem com ruído: Junto com a dificuldade para engatar marchas, o ruído excessivo no uso da embreagem não é algo comum, podendo ser um sinal de que você deva trocar o kit embreagem completo para garantir sua segurança.