As pastilhas de freio do seu carro trabalham junto com os discos de freio para que a frenagem aconteça com segurança. Se um deles estiver desgastado, o funcionamento pode ser gravemente prejudicado. Mas, será que você sabe identificar quando as pastilhas de freio devem ser trocadas?
Para facilitar esta pergunta, a Santo Amaro separou algumas dicas para você ficar mais atento na hora de diagnosticar o problema e evitar acidentes.
– Sempre que for feita uma revisão em seu veículo, verificar as pastilhas de freio, pois não há prazo determinado para troca, podendo variar de acordo com a condução de cada motorista.
– Um dos principais sinais de desgaste das pastilhas é quando, na hora de frear o carro, os pedais vão ficando baixo até quase encostarem no assoalho do veículo.
– Outro sinal de desgaste é quando há barulhos estranhos na hora de frear.
– Após fazer a troca da pastilha, lembrar-se de tomar mais cuidado ao pisar no freio, pois nos primeiros 300 km após a troca as pastilhas têm uma resistência mais elástica, dando a sensação de estar pisando em uma almofada, o que é algo comum por serem novas.