As velas de ignição são um dos principais responsáveis para que o motor do carro funcione. Elas fazem com que a explosão do cilindro seja eficiente, gerando a faísca necessária para a queima do combustível no motor, impulsionando os pistões e movimentando continuamente o motor.
Alguns sinais como a perda de potência do motor podem indicar problema com as velas. Se não substituídas na hora certa, o carro pode apresentar problemas até mesmo em outros aspectos, como no catalisador. Além disso, velas problemáticas aumentam o consumo de combustível e os níveis de poluentes emitidos pelo escapamento. Contudo, a causa do problema pode ser variada, por isso, o ideal é procurar ajuda de um especialista para não tomar decisões precipitadas.
Trabalhando com a alta voltagem gerada pelas bobinas, o jogo de velas deve ser trocado de acordo com o plano de manutenção de cada veículo para que o propulsor funcione sempre com a máxima eficiência. O ideal é checar a peça a cada 10.000 km rodados ou uma vez por ano. O uso do automóvel com frequência na cidade e em congestionamentos requer uma maior atenção, pois o desgaste pode ser maior.