Por mais que pareça algo raro, confundir o combustível na hora de abastecer o carro é um ato comum que pode acontecer em momentos de distração. Mas, você saberia como agir nesta situação? A Santo Amaro separou algumas situações problemas para te ajudar caso isso aconteça.
Percebi quando pousei a mangueira: Esse é o caso mais fácil de resolver. Em primeiro lugar, não ligue o carro. Informe o funcionário do posto sobre o ocorrido que ele poderá lhe ajudar. Retire o combustível do depósito, aspire para garantir que ficou totalmente vazio e volte a reabastecer com o combustível correto.
Notei com o carro em funcionamento: Pare o carro na primeira oportunidade. Caso contrário, o motor vai começar a funcionar mal e prejudicará o automóvel. A gasolina e o gasóleo têm modos diferentes de fornecerem energia, fazendo com que cada motor esteja preparado para lidar com o combustível específico.
O impacto das trocas:
O motor de gasolina não será muito danificado pelo gasóleo, pois ele para de funcionar devido a falta de pressão suficiente para o ligar. Assim como os injetores e o filtro correm o risco de ficar entupidos. Além disso, a mangueira de gasóleo não cabe no bocal de gasolina, sendo um problema mais raro de acontecer.
Colocar gasolina no motor de Diesel já é algo mais viável e muito pior, visto que o combustível vai se dissolver. Isso criará problemas graves que podem danificar seriamente o interior do motor, dependendo de uma reparação de alto custo para reverter o problema.