Os discos de freio (junto com as pastilhas de freio) são os dispositivos que garantem a frenagem do automóvel. Por isso é muito importante mantê-los em bom estado para evitar problemas e desagrados com o carro. Seguem algumas dicas sobre o que levar em consideração para trocar os discos de freio:
– Não existe o momento exato para trocar. Isso pode variar de acordo com o modelo do carro e a maneira que o motorista dirige, sendo em estrada ou cidade, tipo de freadas e entre outros aspectos que podem acelerar o desgaste do disco.
– Os discos têm um limite de espessura mínima que deve ser trocado toda vez que ultrapassado. (Procure no manual do veículo ou entre em contato com um especialista)
– Ruídos ao frear quer dizer que os discos estão riscados, o que indica que é preciso fazer a troca independente da espessura. Os riscos geralmente são causados pelo atrito com as pastilhas de freio sem revestimento.
– Também pode acontecer dos discos se deformarem por superaquecimento e até mesmo mudarem de cor devido a freadas bruscas.
Por fim, é importante lembrar que a prevenção é o melhor remédio. Por isso as revisões no automóvel são de extrema importância. O indicado é em períodos que vão de 10.000 a 30.000 km rodados.