A bateria é um elemento fundamental no veículo, sem a qual todos os sistemas não funcionariam. Ela é para o carro o que o coração é para nós seres-humanos.
Diante de tamanha importância, três fatores devem ser levados em conta na hora de trocar a bateria do carro. São eles: capacidade nominal, potência de arranque e voltagem.
A capacidade nominal é a quantidade de energia (A) que a bateria pode fornecer, por um determinado período de tempo, quando ela está completamente carregada. Ou seja, é a capacidade de energia da bateria.
A capacidade de arranque (Ah) é a capacidade da bateria para fornecer um pico de energia quando for necessário, normalmente na partida. Quanto maior for, maior será a capacidade de arranque, especialmente com o motor frio.
Quanto à voltagem, nosso caso será sempre 12v.
Na imagem abaixo, por exemplo, temos uma bateria 12v, com um pico máximo de energia de 390A e com uma capacidade nominal de 60Ah. Esta capacidade indica que, em circunstâncias normais, a bateria pode fornecer 60 amperes durante uma hora, ou 30A durante 2 horas, ou 20A durante 3 horas.
Na hora de escolher uma bateria para o carro, o mais fácil é atentar para os dados da bateria até então utilizada. Isso se o carro tiver passado por revisões oficiais ou tenha sido revisado por profissionais de confiança, já que se não for assim, corre-se o risco de que a bateria utilizada não tenha sido a mais correta.
Também é preciso levar em consideração que as baterias para carros a diesel costumam ser ligeiramente maiores do que aquelas para carros a gasolina. Isso é assim porque as primeiras necessitam de maior potência para arrancar o motor.
Baterias sugeridas:
Carros a gasolina, sem ar condicionado: baterias de 45Ah
Carros a gasolina com ar condicionado: baterias de 55 Ah
Carros a gasolina e diesel de gama média: baterias de 75Ah
Carros de gama alta: baterias de 70 a 90Ah